Dia 20 e 13 de janeiro
O dia 13 de Janeiro – Dia da Liberdade e da Democracia - é feriado em Cabo Verde por ser a data em que, pela primeira vez, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias no país, realizadas a 13 de Janeiro de 1991.
A história recente de Cabo Verde está marcada por duas datas que marcam indelevelmente os dois momentos mais importantes. Após mais de 500 anos como colónia o país obteve a sua independência face a Portugal, a 5 de Julho de 1975, e dezasseis anos depois, seria a vez dos ventos da História chegarem às ilhas, com a realização das primeiras eleições livres no país.
Dia dos Heróis Nacionais
20 de Janeiro é feriado na Guiné-Bissau, e em Cabo Verde para recordar o legado e homenagear Amílcar Cabral, assassinado a tiro em Conacri, na madrugada do dia 20 de Janeiro de 1973.
Na Guiné-Bissau o acto central das homenagens vai ter lugar em Bafatá, com a reabertura da casa onde no dia 12 de Setembro de 1924 nasceu o fundador do PAIGC.
Por proposta do governo de Carlos Gomes Júnior, será atribuída nesta quinta-feira (20/01/2011) ao Presidente guineense Malam Bacai Sanhá a Medalha Amílcar Cabral e 26 cubanos (6 a título póstumo) serão agraciados como “uma justa homenagem pelo contributo inestimável que desinteressadamente deram à luta de libertação da Guiné-Bissau”.
Já em Cabo Verde onde começa nesta quinta-feira a campanha eleitoral com vista às eleições legislativas de 6 de Fevereiro, o ponto alto das homenagens a Amílcar Cabral, será a deposição pelo Ex Presidente Pedro Pires da habitual coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, situado na Várzea, na cidade da Praia.