Os britânicos na Índia (1858-1947) ou o Reinado do cinicamente correto
• A Inglaterra não gastou nem um vintém com a conquista da Índia, a própria Índia que bancou este processo. A índia também sustentou a incursão da Inglaterra em outras localidades.
• O colonialismo se exerceu nas sociedades industrializadas em nível avançado sobre as agrícolas tecnicamente atrasados. O termo se expandiu exatamente no momento do declínio de suas praticas, devido basicamente ao fato de ao aumento da cultura intelectual nos países colonizados, de forma a estes buscarem os mesmos ideais que os europeus buscaram em um passado próximo.O ponto critico foi atingido durante a segunda guerra mundial, com a luta dos povos contra a tirania nazifacista. Além de que em 1917 iniciava o declínio do sistema colonial.
• Desde os tempos mais remotos a India foi para vários povos motivo de cobiça. Fato interessante é que os ingleses respeitaram a cultura indiana, e preservaram sua cultura para que outros não a ofendessem , apenas se intrometeram quandos seus ritos eram cruéis. Porem lhe deram um caracter único para todos os seus povos como jamais antes havia acontecido, de forma a formar a nação indiana.
O PLANO DE FUNDO CRONOLÓGICO, DE 1858 À INDEPENDÊNCIA
• O episodio da grande rebelião de 1857 levou a consequência imediata da extinção da EastIndiaCompany e a passagem da ìndia à soberania da Coroa Britanica. Obtendo assim um controle mais rigoroso, que foi facilutado ainda mais em 1860 com a abertura do canal de suez e pela difusão do telegrafo. Os ingleses sabiam reprimira insurreição porem sbiam também acalmar os ânimos, acatando algumas reinvindicações como por exemplo a introdução do papel moeda e a criação de bancos estimulando empresários britânicos a abrirem empresas na índia. O que eles não puderam conter ffoi a criação de dois bancos nacionais exclusivamente indiano.
• Em 1885 o povo indiano se reuniu em Calcutá para informar aos governantes sobre as