Os benefícios da soja na alimentação humana
Essa investigação científica visa ampliar os conhecimentos sobre os benefícios da soja na alimentação. Esse tema foi selecionado devido à soja ser um alimento com propriedades medicinais ainda abrangentes.
A soja é uma das plantações que estão sendo geneticamente modificadas em larga escala e é cada vez mais utilizada em um número crescente de produtos. Sua planta se adapta em diferentes tipos de solo, resiste à seca e em geral, é pouco afetada por pragas.
Pertencente à família das leguminosas, a soja é supernutritiva e de extrema importância tanto na alimentação humana quanto na animal. Contém proteínas, vitaminas, minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio, e fibras que atuam para o bom funcionamento do intestino. Também é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B, podendo substituir tranquilamente a carne nas refeições. (CHAVES Nelson, 1978).
Apesar de seu alto valor nutritivo, a adição da soja na alimentação ainda é pouco vista na dieta da população de uma forma geral. Existem atualmente nas prateleiras de supermercados, inúmeros derivados da soja para o consumo diário, não necessariamente apenas para aqueles que têm como obrigação uma alimentação mais saudável.
Com isso, a comercialização de produtos feitos à base da soja é um mercado que tende a crescer tanto na área medicinal quanto na área alimentícia, que terá como desafio encontrar meios de incluir a soja de maneira que agrade aos consumidores, levando-os a ter uma vida mais saudável.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivos Gerais:
O objetivo geral desse projeto é analisar a soja como alimento, tendo como foco seus benefícios na saúde humana e buscar novos meios de introduzi-la na refeição dos brasileiros.
2.2. Objetivos Específicos:
• Identificar os diversos usos da soja;
• Buscar esclarecer seus benefícios na saúde humana através de sua adição na alimentação;
• Comercializar novos produtos que tenham a soja em sua composição.
3. METODOLOGIA
Primeiramente foram