vou enviar depois
Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, [10] foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
O município sedia variados eventos culturais, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos. Está localizada a 133 km da capital estadual, João Pessoa. [11]
De acordo com estimativas de 2013, sua população é de 400.002 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por 19 municípios, possui uma população estimada em 626 937 habitantes. Também possui o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país [12] . O municipio é ainda considerado a cidade mais dinâmica do Nordeste e a 6ª mais dinâmica do Brasil segundo "A Gazeta Mercantil" [13] e foi apontada como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro [14] .
Campina Grande é um importante centro universitário, contando com 17 universidades sendo duas delas publicas, um numero altíssimo para uma cidade do porte. É também proporcionalmente a cidade com o maior numero de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, 6 vezes a média nacional [15] . Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico.