OS ARDIS DO CAPITALISMO
Retração do capitalismo e avanço do movimento operário
No sec. XIX grandes mudanças aconteceram no capitalismo industrial onde surge um novo ritmo de vida e trabalho envolvendo toda a sociedade.
O capitalismo expandia cada vez mas, havendo um grande progresso econômico e comercial, com sede por poder a classe operaria era exploradas, com aceleramento industrial teve aumentava a oferta de trabalho, mas infelizmente somente os burgueses tinham lucro os operários trabalhavam cada vez mais sem receber um salario digno.
O capitalismo europeu marcava o sec XIX os burgueses acreditavam que estava firmes com o seu poder de classe e o capitalismo então foi no final de 1860 que começaram a passar por crises, quanto mas turbulenta ficava mas sofriam com os problemas sociais.
Por falta de investimento os trabalhadores viviam em más condições, não tinham comida, tratamento medico levando com isso mortalidade infantil e adulto, não era somente a classe trabalhadora que estava sofrendo com o regime capitalista , também sua própria origem.
No final de 1860, podia notar um enfraquecimento no poder da burguesia. Os trabalhadores estavam ganhando espaço não tinha medo das ameaças sofrido, estavam cada vez mais unido e fortalecido já era uma nova sociedade onde a exploração e a desigualdade estava acabando o trabalhador individual deu o primeiro passos em direção à classe social.
Os trabalhadores individual descobriu a rede que estava envolvido caracterizando sua vida operaria, onde se via o processo de exploração da força de trabalho, levando os trabalhadores se unirem com interesse iguais, lutando pelos seus direitos como condição digna de trabalho, esse movimento foi muito importante porque teve um marco particular pois a identidade se definia diante do capital que foi muito importante para a consciência de classe em torno de interesses comuns construindo o movimento de classe, a consciência da diferença de posição em relação da classe da sociedade.