Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Vencer é um hábito. Assim como fracassar. Então demonstrar:
Ser Proativo (a),
Líder Pessoal,
Administrador (a) Pessoal,
Líder Interpessoal,
Comunicador (a)
Empático (a),
Corporador (a)
Criativo (a),
Auto-renovador (a)
Equilibrador (a), distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas daquelas que fracassam ou precisam sacrificar o equilíbrio e a felicidade para ter êxito. Com isso, o tema foge do convencional em obras sobre administração e propõe a síntese definitiva entre eficácia profissional e satisfação pessoal. Ele nos revela alguns pontos como conseguir a paz de espírito a nível interno e conquistar a confiança das pessoas a nível externo buscando as origens do comportamento humano no caráter das pessoas, em seus princípios, em vez de apenas sugerir posturas.
Stephen R. Covey
Hábito 1: Seja Proativo
Seja Proativo, é o hábito referente à nossa atitude diante das situações. Segundo ele, esse hábito se baseia nos quatro dons exclusivamente humanos: a imaginação, a consciência, a vontade independente e a autoconsciência.
É a nossa vontade, o nosso modo de encarar a realidade que nos cerca.
Muita gente espera que algo aconteça, ou que alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os proativos que apresentam soluções para os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.
Orientamos as pessoas no sentindo de responsabilidade não diminui ninguém, ajudar na afirmação, na verdade.
A proatividade faz parte da natureza humana, e mesmo que os músculos da proatividade possam estar adormecidos, eles existem. Ao respeitarmos a natureza proativa das outras pessoas, damos a elas no mínimo um reflexo claro, sem distorções do espelho social.
Tem pessoas que interpretam o termo proativo como sinônimo de agressivo, insensível ou excessivamente exigente, mas não é nada disso, as pessoas