Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
INTRODUÇÃO 03
CAPÍTULO I 04 1.1 Ser proativo 04 1.2 Ser reativo 07 1.3 Círculo da Preocupação e Círculo da Influência 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS.................................... ............. 13 INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objeto de estudo a leitura do primeiro hábito “Seja Proativo”, do livro de Stephen Covey, The 7 Habits of Highly Effective People (Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes) e complemento com baseado nas pesquisas feitas pela Internet.
Ser proativo significa assumir o controle consciente de sua vida, definir objetivos e trabalhar para conquistá-los. Ao invés de reagir aos acontecimentos e esperar por oportunidades, você vai lá e cria seus próprios acontecimentos e suas próprias oportunidades.
A proatividade significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica na responsabilidade que as pessoas têm sobre suas vidas. O comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Tem-se a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possui-se a iniciativa e responsabilidades suficientes para fazer com que as coisas aconteçam. Os reativos são levados por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os proativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados. Eles continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos é uma escolha ou reação baseada em valores.
Quando esse conceito é realmente compreendido e internalizado, a pessoa para de se fazer de vítima das circunstâncias e passa a ser líder de si mesma, assumindo as rédeas da própria vida. Isso é a verdadeira proatividade.
Steven Covey considera que a essência da pessoa proativa seja a capacidade de liderar sua própria vida. À margem do que passe a seu redor, a pessoa proativa decide como quer reagir diante desses estímulos e concentra seus esforços em seu círculo de influência, ou seja,