Os 6 erros mais comuns no lançamento de novos produtos ou serviços
[pic]
Com o mercado aquecido, é muito comum as empresas começarem a lançar novos produtos e serviços. Ao usar essa estratégia para vender mais, uma companhia geralmente escolhe uma destas duas frentes: lançamentos para os já clientes ou lançamentos para novos clientes, que ainda não são atendidos.
Só que com a euforia do lançamento, muitos gerentes cometem alguns erros que podem colocar todo o sucesso da idéia por água abaixo. É importante prestar atenção a todos os passos da divulgação de um novo produto ou serviço. Às vezes, a idéia é ótima, porém as falhas na execução acabam prejudicando a empresa mais que ajudando.
Segundo Mark J. Carr, consultor de marketing de uma grande empresa nos Estados Unidos, existem seis erros mais comuns nesse processo de lançamento.
1. Colocar o produto ou serviço antes do cliente
Parece básico, porém esse é o erro mais comum. Os empresários e gerentes têm uma superidéia, achando que os clientes vão morrer do coração se não comprarem. Acabam investindo grandes recursos, e quando o produto está disponível para a compra, ninguém quer. Por isso, é preciso prestar muita atenção nos clientes e nas suas necessidades e desejos, antes de colocar uma idéia em prática – e atentar-se a isso é uma tarefa difícil, pois muitas vezes eles não sabem o que querem.
Os gerentes e executivos precisam analisar com cuidado os hábitos de seus consumidores. Lembre-se de que os novos produtos ou serviços precisam atender a uma necessidade (demonstrada ou não) ou satisfazer um desejo (também demonstrado ou não) dos clientes. Fazer um produto que não tem essa premissa em mente é, com certeza, um atalho para a perda de tempo e dinheiro.
2. Lançar no período errado
Uma excelente idéia colocada em prática no tempo errado se torna uma má idéia. Dependendo do seu tipo de produto ou serviço, você pode ter sazonalidade, e isso influencia muito um bom lançamento. Imagine que se divulgar uma