Duvidas do sintegra
Criação do arquivo magnético
Antes de começar a usar o programa validador sintegra vamos ver como é criado o arquivo magnético pelo lundi.
Como você deve saber, um arquivo magnético é um conjunto de dados gravados em uma mídia, que pode ser um disquete, um cd ou o hd de seu micro. O que o lundi faz é juntar informações contidas em seus arquivos e gravá-las em um arquivo com o nome de “fisco.txt”*. Este arquivo conterá dados relativos às compras, vendas, etc. Tudo que foi lançado em sua empresa no período que você solicitar e sempre no formato que a legislação determina.
* Se você escolher que o arquivo deve conter apenas as saídas, o seu nome será “fiscoss.txt” . “ss” são as iniciais de “Só Saidas”.
Composição do arquivo magnético
O arquivo é um texto que contém dados no formato que a legislação determina. São várias linhas, cada uma com um tipo de informação. A primeira linha contém o nome de sua empresa , a segunda o endereço, a terceira contém a primeira nota fiscal emitida no mês e depois a segunda nota e assim sucessivamente. Convencionou-se chamar cada uma destas linhas de registro e para cada tipo de informação foi dado um número. Assim a primera linha , ou registro, tem o número 10. Assim ela é chamada de registro 10 (Também não sei porque não se começou pelo número 1.) . A segunda linha, que contém o endereço de sua empresa é chamada de registro 11. Como padrão, ficou determinado que cada linha deve ser iniciada pela letra R seguida do tipo de registro (ou tipo de linha se você preferir assim). Veja então um pequeno trecho de um arquivo sintegra abaixo:
[pic]
Tipos de registros
Veja a seguir cada tipo de registro que compoe o arquivo e qual a sequência em que eles aparecem.
- Tipo 10 - registro mestre do estabelecimento, destinado à identificação do estabelecimento informante;
- Tipo 11 - dados complementares do informante;
- Tipo 50 - registro de total de Nota Fiscal,