Os 5 s do marketing
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
Seiri senso de utilização
Seiton senso de ordenação
Seisou senso de limpeza
Seiketsu senso de saúde
Shitsuke senso de autodisciplina
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzida o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizada naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
Os CINCO SENSOS
Senso de Utilização
Também conhecido como arrumação ou descarte, este senso ensina a separar o que utilizamos o que não necessitamos e não usamos. Manter somente os materiais e ferramentas essenciais para o trabalho que está sendo realizado, descartando o inútil. Vale à pena ressaltar que descartar não necessariamente significa jogar fora, e sim que não tem utilidade para aquele local no momento
Senso de Ordenação
Cada material tem seu lugar. Refere-se à disposição de materiais ou pesquisa de layout, objetos e ferramentas devem ficar em uma ordem que permita manter o fluxo de trabalho. O processo deve ser feito para evitar movimentos desnecessários. No Brasil também é conhecido por sistematização ou arrumação e é o que mais causa impacto no gerenciamento visual.
Senso de Limpeza