os 40 anos
Foi impressionante o dueto , se calhar foi quarteto mas a dupla Francisco e Amélia são invencíveis, tanto em som como em odor, extraordinário. Quando a Amélia se preparava para soltar mais um gaze , convém explicar que ela estava junto á porta e virou o rabo para a dita , o anfitrião abre- a para dizer qualquer coisa, estávamos todos gargalhando alegremente e, quando a porta se abriu calamo-nos fizemos um ar normal e rezamos para que ele não tivesse olfacto .
Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993,1 e pai da moderna nação sul-africana,2 onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política.3 Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo4 e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.5
Mandela passou 27 anos na prisão - inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país.