Beatles
O mundo não era mais o mesmo no ano de 1966 e os Beatles faziam parte de toda aquela revolução. Em meio a todos os acontecimentos políticos e culturais que o mundo assistia, o álbum seguinte a Rubber Soul dava continuidade, agora de forma muito mais madura e confiante, a uma nova fase da banda, abusando do experimentalismo e influenciado pelas mais diversas vertentes culturais.
Por falta de um bom roteiro, a banda se recusou a gravar um novo filme. Ao invés disso, os Beatles tiraram as merecidas férias, depois de tanto agito. Com mais tempo, a banda pode trabalhar mais em estúdio, conhecendo e experimentando mais dos recursos que a época fornecia. Quando caíram na estrada e iniciaram uma nova turnê, a insatisfação era evidente. Estava impossível mostrar no palco o quanto a banda estava evoluindo em estúdio.
Depois de Rubber Soul, estava claro que os Beatles preparariam algo ainda mais inovador. Aqueles quatro rapazes haviam crescido muito em apenas três anos, de forma que a música da banda estava refletindo cada vez mais a personalidade de cada um.
De 6 de abril a 21 de junho de 1966, a banda produziu o novo disco, que trazia em suas composições, várias referências políticas e sociais. As experiências com drogas ficavam evidentes na maioria das composições, não só pelas letras, mas pelos arranjos inovadores. Em 14 faixas (todas de autoria da banda), os Beatles provaram o que parecia impossível: Superar o que os próprios Beatles haviam feito até então.
Revolver foi lançado na Inglaterra em 05 de agosto de 1966 e nos Estados