Beatles
Resumo: No começo dos anos 1960, o rock and roll estava praticamente morto, tendo sido uma moda passageira da década anterior. Nesse contexto, os Beatles, uma banda inglesa que fazia o chamado rock and roll clássico, despontam no cenário britânico e norte-americano, logo expandindo seu sucesso para todo o mundo. Mais que fazer o gênero ressurgir, o consolidam como extremamente lucrativo e, conforme amadureciam musicalmente, ditaram as tendências a ser seguidas e transformaram o rock and roll em uma forma de arte.
Palavras-chave: Beatles, rock and roll; 1960; música popular.
Introdução
Em finais da década de 1950, o rock and roll estava praticamente desaparecendo nos Estados Unidos. Aquele ritmo desafiador e envolvente que havia surgido e feito sucesso entre os jovens da chamada “geração silenciosa”2 (jovens que haviam nascido no período da Segunda Guerra Mundial, antes dos ataques a Pearl Harbor), estava sendo deixado de lado, estava morrendo.
O rock’n’ roll clássico surgido no início dessa década, que tinha como principais nomes Chuck Berry, Fats Domino, Bill Haley, faziam uma junção do blues e do R&B, onde suas músicas tinham como conteúdo, tanto nas letras quanto esteticamente, um teor chocante para os padrões da época, onde os temas faziam menção ao amor (sexo) e à dança, havia dado lugar a um rock, da chamada segunda geração, de músicos brancos, onde as letras tratavam mais de jovens românticos e rejeitados, em “uma fusão de rockabilly, rock clássico primitivo e R&B”3. Ainda assim, os principais representantes, Elvis Presley, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis, tinham atuações de palco que escandalizavam o público e crítica.
Essa morte pode ser creditada a vários fatores, principalmente ao Escândalo da Payola, onde vários