Moda nos anos 40
1 Principais Características no mundo.
1.1 Corte militar Característica da moda desde o final dos anos 30, o estilo militar acompanhou boa parte das roupas da década de 40. As ombreiras eram obrigatórias e contribuíam para dar a impressão de uma cintura mais fina. As roupas também procuravam afinar os quadris.
1.2 Sobriedade
É preciso lembrar que o período da guerra – com tantas pessoas morrendo no campo de batalha, e com uma grande restrição de recursos – pedia um visual mais sóbrio. Os tecidos sofreram muitas restrições na época, e era muito difícil encontrar certos tipos, por isso, havia muitas técnicas para re-aproveitar as roupas, passando produtos que tentavam melhorar seu aspecto. Isto, é claro, não impediu um certo ar de “roupa surrada” que acompanhou a primeira metade da década.
1.3 Xadrez Como era relativamente fácil encontrar esta padronagem na época, ela pode ser encontrada em diversos vestidos e conjuntos.
2 Brasil e os anos 40.
2.1 A década de 40
Na década de 40 acontece o apogeu de Hollywood e Carmem Miranda, como um dos marcos desse período. Com ela surgiu a primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Pena: a baiana.(Gontijo). Carmem Miranda fez sucesso no Brasil e nos Estados Unidos, divulgando a cultura latino-americana. Foi a primeira brasileira a lançar modas, inclusive nos EUA – o “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas. Ainda hoje muitos estilistas buscam nela inspiração.
Em 40/45, acontece a Segunda Guerra Mundial, que bloqueou as importações de bens de consumo, consolidando a indústria têxtil e de confecções no Brasil. Durante a guerra só se importou de 10 a 20% dos tecidos consumidos no país.
Nesse período foi inaugurada uma era de intervencionismo, através da adoção de uma política de restrição às importações. Vitória da indústria nacional. Lojas como o Mappin (primeira loja de departamentos de São Paulo inicialmente direcionada para a elite), baseadas nas importações viram-se