Contexto histórico do arcadismo
O século XVIII , sobretudo a partir de 1750 , representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura européia .
Costuma-se dar o nome de Iluminismo ( ou Ilustrações ) a esse período de renovação cultural que se caracteriza , em linhas gerais , pela valorização da Ciências e do espírito racionalista . Os métodos experimentais desenvolvem-se ; a análise crítica dos valores sociais e religiosos aguça-se , provocando polêmicas ; há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social , e a tendência de libertar o universos cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais.
Essas idéias renovadoras têm como principais centros irradiadores a Inglaterra e a França . Nesta última , em 1751 , começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia , que reunia pensadores como Voltaire , Diderot , D'Alembert , Montesquieu , Rousseau , e que pode ser considerada o símbolo da nova postura intelectual .
Todo o clima de renovação atingiu também Portugal , que no começo do século XVIII passava pelo período final de sua reestruturação econômica , política e cultual , como vimos no capítulo anterior .
Durante o reinado de D.João V ( 1707-1750 ) já se percebe uma certa abertura intelectual e política , como , por exemplo , a licença concedida à Congressão do Oratório para ministrar ensino , que até então era privilégio dos jesuítas .
Em 1746 , Luís Antônio Verney , inspirado nas idéias dos racionalistas franceses , publica as cartas que compõem seu Verdadeiro método de estudar , obra em que critica o ensino tradicional e propõe reformas que visam a a colocar a cultura portuguesa em dia com o resto da Europa .
Contudo , caberia ao marquês de Pombal , ministro do rei D.José (1750-1777) , concretizar ,efetivamente , essas aspirações. Agindo com plena autonomia de poderes , o despotismo esclarecido de Pombal operou verdadeira transformação nas direções da cultura portuguesa : expulsou os jesuítas em 1759 , o