Os 4 P’s do Composto de Marketing
Produto: É tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, seria toda a ofertas possíveis ao mercado, inclusive produtos de prestação de serviços exemplo variedade de produtos,qualidade, design, características, posicionamento,embalagem e etc.
Preço: O preço é o elemento do composto de marketing que produz receita, os demais, apesar de terem o objetivo de produzir receita, só produzem custos. Ao determinar o preço, a empresa pode buscar seus objetivos, sobreviver, maximizar o lucro ou maximizar sua participação no mercado. É o que é dado em troca para adquirir um produto ou serviço. Expresso em unidades monetárias, ele representa o valor que é pago pelo consumidor para receber o conjunto de benefícios fornecidos pelo produto. Preço, descontos, prazos, condições de financiamento entre outros.
Promoção: Não é só criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado é fundamental que exista o processo de comunicação com os clientes como as ferramenta de promoção si referem ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e outros.
Praça é o local onde se realizam as trocas entre os produtores e consumidores. E a distribuição, que tornam o produto acessível exemplo: gôndola de supermercado, um site na internet, vendas diretas e etc.
Pense como uma receita, cada um dos 4P’s de marketing é um ingrediente e se você modificar um pouco um deles, o resultado final poderá ser totalmente diferente. Assim, como em uma receita, é preciso ver todos os elementos ou ingredientes como um conjunto. Eles precisam fazer sentido juntos. Se o seu Preço é baixo a sua promoção precisa comunicar isso de forma clara, e a sua distribuição não pode falhar a ponto de aumentar seus custos e forçar um aumento de preços, ao planejar sua estratégia deve-se ter cuidado, ou sua receita pode não dar certo por