Os 4 pilares da administração
Na administração temos quatro pilares que são muito importantes, diria até que essencial para que a empresa fique em pé pela sua eternidade. São eles: Liderança, Planejamento, Organização e Controle.
LIDERANÇA
O líder tem um papel fundamental na organização, a maneira ou o tipo de conduta aplicada com sua equipe, pode colaborar com o resultado final, bom ou ruim. Por exemplo: uma comunicação sólida e clara, demonstração de objetivos seguros e voltados para o desenvolvimento da equipe e da organização. Todo processo corporativo é conduzido por líderes de diversas áreas, que com base em instrumentos mercadológicos e a boa aplicação de suas ferramentas pessoais, conquistam uma excelente liderança. Uma boa comunicação eleva, ou derruba o pilar de uma organização. Investir na comunicação interpessoal e interdepartamental, desenvolver a inteligência com autocontrole, são importantes fatores que colaboram para o crescimento profissional e o bom desempenho das atividades na organização.
O que diferencia um líder de outro, suas capacidades aliadas às suas habilidades, principalmente, na interação com sua equipe. Como disse Anselm Gruin, em sua obra, “a maior tarefa de um líder é trazer crescimento, conhecimento e desenvolvimento da sua equipe e servindo as pessoas, tendo em vista em 1º lugar as pessoas e o bem estar da empresa, e não o prestigio próprio”.
Segundo Frederic Taylor, o gestor dá a ordem, o operário realiza; o gestor (e aqui é possível identificar como o líder) tem a responsabilidade de dar a ordem. Observando a essência da frase, dar ou fornecer uma informação que resultará em uma operação ou atividade da organização. Tal ordem tem como objetivo principal, a realização da tarefa, e está sendo aplicada por um personagem que representa os interesses da organização. Para isso precisa ter ou desenvolver competência e autoridade, transmitir a alma da empresa.
Já dizia Rogge, colocar limites na relação significa