os 3Rs
Equipe:
Maria Tatiana
Rogerio Balbino
Recife
2013
Introdução
O excesso de resíduos gerados vem causando grandes danos à natureza, trazendo consequências muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente. Uma solução encontrada para se reduzir o impacto dessa geração de resíduos que comumente é chamado de lixo é a reutilização por meio da reciclagem. No campo da educação ambiental está mais do que reconhecida à importância vital que o sistema de ensino possa proporcionar para aprofundar ou difundir as perspectivas e politicas ambientais (RUSCHEINSKY, 2002).
Um dos grandes desafios, atualmente, é fazer da reciclagem uma ferramenta que possibilite a redução drástica da dispersão de resíduos. Medidas de redução devem ser adotadas no próprio local de geração, tais como residências, indústrias, escolas, etc. A reutilização é baseada no emprego direto de um resíduo com ou sem a mesma finalidade para a qual foi originalmente concebido, sem a necessidade de tratamento que altere suas características físicas ou químicas. Exemplos, a reutilização das garrafas de vidro, pallets, barris e tambores recondicionados (MANSOR, 2010).
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2004) discutir e compreender processos fundamentais da crise ambiental, tais como o fato de que os recursos naturais são indispensáveis à vida e como formam ecossistemas que são à base de sustentação das sociedades humanas e não humanas, são extremamente relevantes se levarmos em consideração de que cada vez mais existe um consumo desenfreado, que degrada o meio ambiente e muitas vezes não são renováveis.
É importante ressaltar que a escola é um ambiente social, o que nela se faz, se diz e se valoriza por isso as iniciativas de se inserir no currículo escolar ações com relação a cuidados com o meio ambiente. Considerando a importância da temática ambiental e a