Orçamentária
Basicamente um plano orçamentário se constitui de um planejamento estratégico de conformidade com os objetivos da alta administração, de planejamentos táticos dos grandes setores da organização e sub planejamentos de cada um deles, que se constitui no planejamento operacional.
15.1 Definição e Objetivos
Orçamento “...nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hj.” Ou seja, orçar significa que parte de um plano financeiro compreende a visão de receitas e despesas futuras para a administração pública e privada num determinado exercício.
Objetivos
Os objetivos visa reunir diversos objetivos com a finalidade de buscar maior plano estratégico e controle de resultados.
Exemplos que devem estar contidos no plano orçamentário:
• ORÇAMENTO COMO SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO: O orçamento aprovado não deixa de ser um meio de liberação de recursos para todos os setores da empresa, minimizando o processo de controle.
• UM MEIO PARA PROJEÇÕES E PLANEJAMENTO: O conjunto das peças orçamentárias será utilizado para o processo de projeções e planejamento, permitindo, inclusive, estudos para períodos posteriores.
• UM CANAL DE COMUNICAÇÃO E COORDENAÇÃO: Incorporando os dados do cenário aprovado e das premissas orçamentárias, é instrumento para comunicar e coordenar os objetivos corporativos e setoriais.
• UM INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO: Na linha de que o orçamento é um sistema de autorização, ele permite um grau de liberdade de atuação dentro das linhas aprovadas, sendo instrumento importante para o processo motivacional dos gestores operacionais.
• UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE: Considerando também os aspectos de motivação e autorização, é logica a utilização do orçamento como instrumento de avaliação de desempenho dos gestores e controle dos objetivos setoriais e corporativos.
• UMA FONTE DE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO: Contendo os dados previstos e esperados, bem como os objetivos setoriais e corporativos, é uma