jogos
Uma proposta de aula de Educação Física / Psico-motricidade
Fabíola Esparó Pons
Professora de Educação Física da E.M.E.F. "João XXIII"
Licenciada pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo
Séries: 1ª à 3ª do Ensino Fundamental.
Objetivos: Desenvolver, aprimorar e combinar os padrões básicos de movimento; auxiliar na adaptação de crianças com poucas experiências motoras; socializar e integrar o grupo no início do ano letivo; conhecer e explorar elementos da cultura popular.
Justificativa: Os jogos e brincadeiras de rua são atividades da cultura popular que podem ser compartilhados pelas crianças com seus familiares, respeitando, assim, a bagagem da criança e de sua família na construção do conhecimento, apoiada na trajetória histórica da família dos alunos de modo que eles participem da atividade como verdadeiros “sujeitos” em ação. Tais atividades tem pouca necessidade de material. São também estratégias ricas na aquisição e combinação de padrões básicos de movimento por propiciarem diversas experiências, ora de competição (individual, em pequenos e grandes grupos), ora de cooperação, ora de imaginação e/ou criatividade e por fim a questão do erro-acerto e da derrota-vitória surgirem de forma sutil e fugas.
Método de Trabalho: Pesquisa com familiares, produção oral, resolução de problemas (individual e em grupo) partindo de situações mais simples para as mais complexas – destaque-se aqui o resgate histórico familiar através da oralidade.
Duração Prevista: Para duas aulas semanais de 45 minutos, um mês aproximadamente.
Material Necessário: Latas de refrigerantes ou similar, dois lenços de pano ou similar, um apito, uma bola de borracha, uma corda de aproximadamente 3 metros, um anel ou similar.
Avaliação: Deve ser contínua e progressiva através da observação. Esta análise das dificuldades e progressos norteará o professor quanto ao conteúdo e a formação dos grupos.
O Aquecimento: