Orçamento
O orçamento é a parte mais importante antes de começar uma obra ou reforma. É através do orçamento que verifica-se quanto vão custar os serviços a serem executados e a soma de todos formando o custo total.
Um orçamento bem feito tem as seguintes vantagens: * Saber exatamente o quanto será gasto; * Ajuda a programar os gastos em cada etapa da obra; * Proporciona a alteração de materiais para que o custo da obra caiba no orçamento; * Possibilita procurar por descontos na compra de materiais e contratação de mão-de-obra; * Ajuda a planejar o início da obra (quando terá o dinheiro necessário disponível)
Antes de fazer o orçamento é preciso que algumas premissas sejam cumpridas porque são os dados delas que vão alimentar o orçamento. As premissas são: * Possuir um projeto do que será construido ou reformado; * Possuir um memorial descritivo dos materiais que serão aplicados; * Possuir um projetos de detalhamentos ou projeto executivo.
1. Levantamento de quantitativos: fazer o levantamento dos quantitativos dos serviços a serem realizados como, por exemplo: quantitativo de estruturas, alvenarias, chapisco, reboco, pisos, revestimentos de parede, louças, metais, coberturas, forros, instalações em geral e áreas externas.
CPU – COMPOSIÇÃO DE PREÇO UNITARIO
CPU é a sigla de Composição Preço Unitário, ou seja, é a montagem do custo de cada serviço da obra por uma unidade básica.
Para entendermos melhor, vamos pensar juntos: Qual o custo de 1,0m2 de alvenaria? Qual o custo para executar 1,0m2 de piso cerâmico? Qual o custo para executar 1,0m2 de telhado?
Para responder todas essas perguntas e, mais ainda, conseguir orçar o custo de uma obra com assertividade foram criadas as CPUs - Composição de Preço Unitário.
Nas CPUs estão todos os insumos necessários para executar o serviço e seus custos. Com as CPUs prontas e atualizadas o orçamentista precisa apenas