Orçamento
CURSO TÉCNICO EDIFICAÇÕES
ORÇAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS
TOLEDO - PR
2014
LAURA C. B. INSENHA
ORÇAMENTO E ORÇAMENTAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina Administração de obras, do Curso Técnico em Edificações, do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva.
Professor (a) Jeferson
TOLEDO-PR
2014
Mesmo antes do inicio da obra já inicia-se a preocupação e atenção com relação aos custos da obra, na fase denominada por orçamentação. Nessa etapa são determinados os custos prováveis com a execução da obra.
ORÇAMENTO E ORÇAMENTAÇÃO
A estimativa dos custos é uma breve previsão. São muitos os itens que influenciam para o custo de um empreendimento. A técnica orçamentária envolve a identificação, descrição, quantificação, análise e valorização de uma grande série de itens, procura-se então ter muita técnica e atenção ao realizar este processo. Sendo o orçamento preparado antes do processo construtivo, deve-se estudar atentamente o que será feito para que não se registre erros na composição do custo, nem considerações desnecessárias.
Para que tenha resultado lucrativo e renda trabalhos ao construtor, é primordial que seja feita uma orçamentação eficiente. Quando se é malfeito, ocorrem imperfeições e possíveis problemas de custo e prazo.
Por ser o início e a base do projeto, a orçamentação é uma das principais áreas no negócio da construção. Requere-se a um bom orçamentista conhecimento detalhado dos serviços utilizados. Ter boa interpretação com os desenhos, planos e especificações da obra que lhe permitirá encontrar a melhor maneira de se realizar a obra, identificando o grau de dificuldade dos serviços e seus custos de execução.
Em geral, um orçamento é determinado somando os custos diretos – mão de obra, operários, materiais, equipamentos – e