Orçamento
Professor: Luciano Iegi
Curso Matemática Licenciatura Plena: Física Geral - 3º Semestre / 2012
Alunos do 3º Semestre do Curso de Matemática
21/06/2012
Curso: Matemática Licenciatura Plena
Projeto Integrador
Professor: Luciano Iegi
Matéria: Física Geral I
3ª semestre/ 2012
DA FÍSICA ANTIGA À FÍSICA MODERNA
I - INTRODUÇÃO
A física existe desde que o homem existe; mas os testemunhos de que ele tenha notado sua existência coincidem com a fixação da localização da capital da sabedoria humana, pelos historiadores ocidentais, na região mediterrânea. Corresponde este período ao apogeu da física antiga ao maior pensador de todos os tempos: Aristóteles. A pobreza de recursos experimentais, longe de limitar o desenvolvimento da ciência grega, foi o fator gerador de uma série infindável de teorias, justificando a ideia de que quase todos os grandes descobrimentos científicos do segundo milênio da era cristã tivessem sido previstos pelos gregos.
II - DESENVOLVIMENTO
Tales parece ter sido o primeiro a preocupar-se com a natureza íntima da matéria e a imaginar que tudo o que existe na natureza seria originário de um único elemento. A serem verdadeiras algumas teorias atuais sobre a evolução da matéria no Universo, podemos dizer que Tales errou apenas ao afirmar que este elemento era a água.
O conceito de Tales foi ampliado por Anaximandro e Demócrito. Este último admitiu ser a matéria constituída por partículas diminutas, invisíveis e indivisíveis. Poderia ter acrescentado o termo indistinguíveis, mas preferiu manter-se fiel aos preceitos estabelecidos por outros filósofos gregos e "oficializados" por Aristóteles, que afirmavam a existência de quatro elementos básicos: terra, ar, fogo e água. Eram, portanto, quatro os átomos de Demócrito. Demócrito foi mais além ao admitir a existência de um espaço vazio entre as partículas, o que foi posteriormente demonstrado por