Orçamento
A mão de obra direta corresponde aos gastos que a empresa tem com o pessoal que estiver diretamente envolvido no manuseio da maquinaria ou na manipulação dos materiais durante a fase da produção de bens.
Os custos com mão de obra direta são aqueles provenientes dos empregados da empresa que têm íntimo contato com os produtos elaborados, desde a manipulação das matérias-primas até a montagem e armazenamento do produto acabado. Exemplifica-se com os trabalhadores da linha de montagem, pintores, padeiros, serralheiros etc.
No caso de empresas prestadoras de serviços, a mão de obra direta é aquela que executa os serviços vendidos, como o desenhista de uma empresa de publicidade, o redator e o revisor de um jornal etc.
A forma mais usada para o cálculo dos custos com mão de obra direta é a quantidade de horas gastas nos processos de produção. Há casos em que são utilizados outros meios de cálculo, como a quantidade de produtos finais elaborados ou mesmo a quantidade de matéria-prima manuseada.
Portanto, este custo é mensurado de maneira fácil e direta, assumindo o seu papel integrante na composição do custo direto.
A mão de obra direta também pode ser considerada um custo variável, uma vez que o valor a ser apropriado nos produtos fabricados oscila de acordo com a quantidade produzida.
Orçamento de mão de obra direta
A finalidade de Orçamento de Mão de Obra Direta (MOD) é determinar a quantidade e o valor total de horas de mão de obra diretamente aplicados na produção. A CPR estima utilizar as horas padrão de cada departamento ( Montagem e Acabamento) para fabricar cada unidade dos produtos (Tradicionais e Moderno), na seguinte proporção:
PRODUTO
UTILIZAÇÃO DE DADOS
Montagem Acabamento
Tradicional
1,4 0,6
Moderno
0,8 0,2
O custo da MOD inclui os encargos sociais, calculados