vida e obra de edouard claparede
Claparede é considerado um dos pioneiros no estudo da psicologia da criança, considerado intelectual extremamente produtivo, as principais obras dele foram traduzidas em diversos idiomas, ampliando sua influência na formação de educadores e psicólogos, e na formação de teorias voltadas para pedagogia e psicologia contemporânea. Apaixonado pela ciência, Claparede fundou e dirigiu por cerca de 40 anos um dos primeiros periódicos dedicados a divulgação da pesquisa em psicologia editados em língua portuguesa. A lista de suas obras organizadas por Lucy Goncalves Fontes em 1973 contém 441 referências publicadas entre 1892 e 1941.
Vida e obra de Claparede:
Nascido em 1873, em Champel, Genebra, desde cedo já inspirava a vontade de ser cientista, apesar das influencias familiares serem contrarias.
Usando o exemplo de um tio qual herdou o nome (claparede), em 1888 iniciou seu primeiro contato com a psicologia, assistindo a uma palestra de Teodoro Flournoy (seu primo), qual falava sobre “a alma e o corpo”.
Em 1892 iniciou o primeiro semestre em medicina, depois partiu para outra cidade para concluir seu doutorado, foi somente quatro anos depois que voltou a ter contato novamente com a psicologia.
Foi quando Claparede se dedicava atuando em sua formação, com pesquisas de laboratório, que a psicologia voltada para educação despertou seu interesse.
Em 1901 lançou a expressão: “escola sob medida”, defendendo uma escola que se adaptasse ao educando. Em 1904 passou a direcionar um laboratório de psicologia onde nasceu e cresceu, e descobriu a teoria do sono. Em 1906 Claparede organizou uma importante conferencia sobre “psicologia pedagógica”. No ano de 1908 Edouard Claparede foi nomeado professor extraordinário de psicologia na universidade de Genebra, sua terra natal.
Nos próximos anos entre pesquisas e comprovações divulgando vários trabalhos entre eles, “a concepção funcional da educação, exatamente em 1911”.
Em 1912, ele fundou o