Orçamento
O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por empresas empreendedoras que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando soluções para problemas que possam vir a acontecer.É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades.
Um bom orçamento empresarial pode trazer várias vantagens para a organização, dentre as quais se situam:
• A minimização dos custos e a contenção das despesas, fazendo com que a busca do menor custo passe a ser rotineira.
• A homogeneização e integração efetivas entre todos os objetivos setoriais da empresa, pois o alvo comum destes setores passa a ser o resultado final previsto pelo orçamento.
• A redução de esforços no planejamento do fluxo de caixa, pois o sistema já faz a previsão de entradas e saídas de recursos.
• A facilitação das negociações junto às fontes externas de recursos (financiadores ou investidores).
• A facilitação das negociações junto aos fornecedores.
Elaboração do Orçamento
O processo orçamentário é um instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. O orçamento como instrumento de controle é útil para qualquer organização, independentemente do seu porte, pois formaliza as responsabilidades pelo planejamento, estabelece expectativas definidas, auxilia os administradores a coordenar seus esforços – de forma que os objetivos da organização em sua totalidade se harmonizem com os objetivos de suas partes, formalizando um instrumento de comunicação – e, ainda, dota a organização de um instrumento de controle operacional, permitindo a comparação dos resultados alcançados com as metas preestabelecidas.
Para que um planejamento seja base para