Orçamento matricial
1.0. INTRODUÇÃO
Para que uma empresa tenha uma estrutura forte ao longo do tempo, ela necessita possuir ao menos um plano orçamentário, caso contrário fica sem visão de quanto gastar no curto e no longo prazo, seu fluxo de caixa fica instável gerando insegurança pela parte administrativa financeira.
O plano de Orçamento Matricial tem como intuito de, com mapeamento dos custos, visualizar uma possível redução dos mesmos. A organização será beneficiada com a implantação de um plano de orçamento para que sejam verificadas as variações no mercado e o comportamento de cada setor, relacionando aos gastos durante um determinado período.
Tudo armazenado num banco de dados, quando bem alimentado facilita o processo decisório organizacional, integrando vários setores da empresa, como o financeiro, o comercial, o de produção, e o de recursos humanos, propiciando a todos um maior acesso às informações e nivelando o conhecimento de todos os membros corporativos. Enfim, adequando a participação de todos no plano orçamentário da corporação.
A cultura orçamentária em uma organização é fundamental para que todos possam entrar no contexto de responsabilidades e saber como utilizar as ferramentas disponíveis para a viabilidade de redução dos custos e despesas. O comprometimento de todos os participantes nessa etapa de elaboração é imprescindível e, como as pessoas têm modelos mentais diferenciados no ambiente organizacional vindo de culturas diferentes, nivelá-los no ambiente empresarial através do conhecimento torna-se um fator de relevância significante.
Para que uma organização tenha maior agilidade, precisão e qualidade em vários processos, é essencial possuir um bom planejamento orçamentário para o melhor gerenciamento dos processos internos e externos.
O Orçamento Matricial, ajuda a ter um controle orçamentário eficaz e eficiente na organização. O que diferencia de outros orçamentos é que ele é efetuado sob uma análise minuciosa dos