orçamento de obra
OBRAS DE MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO
COMPONENTES: Cidycley Gaspar
Jakson Montycelle
Pedro Carvalho
José Leomar
Vitor Ciarline
MANUTENÇÃO PREDIAL
DOCENTE: BISMARK
TURMA: 2NA Tec. em Edificações
• COMPONENTES: Cidycley Gaspar
Jakson Montycelle
Pedro Carvalho
José Leomar
Vitor Ciarline
Introdução.
Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial como um “Check-up” da edificação, identificando as anomalias construtivas e falhas de manutenção – com a análise do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio – que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação, especialmente a estrutura e instalações elétricas e hidrossanitárias. INSPEÇÃO PREDIAL: O QUE É?
“Avaliação do estado da edificação e de suas partes constituintes, realizada para orientar as atividades de manutenção.”
Segundo a ABNT NBR 5674
“Verificação, através de metodologia técnica, das condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação”.
Segundo a ABNT NBR 15575-1
Na prática, é uma avaliação com o objetivo de identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos, observados os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, consideradas às expectativas dos usuários.
Para tanto, o trabalho de Inspeção Predial considera a edificação como o corpo humano e, assim como em um check-up médico, avalia cada parte ou elemento construtivo. O método dessa avaliação técnica está descrito na
Norma de Inspeção Predial.
Principais Etapas para Realização de uma Inspeção Predial
1ª Etapa:
Levantamento de dados e documentos da edificação: administrativos, técnicos, de manutenção e operação (plano, relatórios, históricos etc).
2ª Etapa:
Entrevista com gestor ou síndico para averiguação de informações sobre o uso da edificação,