Orçamento de Obras
CURSO DE ORÇAMENTO DE OBRAS
PROFESSOR: GUÍMEL BILAC
1. ORÇAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
Orçar é quantificar insumos, mão-de-obra, ou equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos. Basicamente, há dois tipos de orçamento na construção civil:
- Por estimativa;
- Por composições unitárias de custos.
Neste curso, ministraremos como elabora um orçamento do tipo composição unitária de custos. Assim, aprenderemos a determinar o custo de uma obra deste a implantação do seu canteiro até a instalação do último item de acabamento.
2. O QUE É NECESSÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO DE
OBRA?
2.1.
PROJETOS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Projeto pode ser definido com um conjunto de informações necessárias à realização do processo de construção. Quanto melhor e mais fidedigno for o detalhamento de projeto, maior será a possibilidade de se obter um bom orçamento. No projeto fica definido o que deverá ser construído, como ocorrerá a construção em termos de tecnologia, dos materiais e dos equipamentos a serem empregados. Os principais projetos para elaboração do orçamento, geralmente serão: projeto arquitetônico, com detalhes construtivos; projetos de fundações e de estruturas; levantamentos planialtimétricos e projetos de instalações. Um documento que apesar de ser chamado de complementar, mas de suma importância na elaboração de um orçamento é o memorial descritivo ou caderno de encargos.
No memorial descritivo constam as especificações técnicas de materiais e equipamentos e o método de execução exigido, assim como as normas técnicas que normatizam a execução dos serviços.
Através desses documentos, pode-se fazer a analise do projeto e fazer o levantamento de quantitativos para elaboração das composições de custos.
2.2.
BANCO DE DADOS PARA MONTAGEM DAS COMPOSIÇÕES
Grande parte dos orçamentistas utiliza o banco de dados da TCPO da Pini. É o banco de dados