Orçamento de comunicação
Nos media
Os custos de comunicação nos media compreendem duas fontes: * A compra de espaço, conforme os meios e suportes utilizados: televisão, imprensa, outdoors, rádio e cinema. * Os custos técnicos, que estão relacionados com a realização das mensagens e os trabalhos de edição: fotografias, ilustrações, tipografia, gravuras, despesas de produção e desenhos de embalagem, entre outras.
Fora dos media
Os custos de comunicação fora dos media englobam as despesas efectuadas segundo a natureza das ações de comunicação e podem dividir-se em: * Promoção a consumidores – PLV, amostras, cupões, etc. * Promoção em rede – prémios, demonstrações, feiras salões, exposições * Edição de catálogos * Marketing direto.
MÉTODOS PARA CALCULAR O ORÇAMENTO DE COMUNICAÇÃO 1. Investir o que é possivel
Concepção – este método consiste na previsão do volume de negócios para o exercício económico seguinte, aos quais se deduzem os custos globais (excepto os de comunicação); do lucro previsível é afetada uma parte para a comunicação.
Vantagens – tem a vantágem de ser fácil e simples aplicação.
Desvantagens – em contrapartida, ignora o papel da comunicação como um investimento e o impacto imediato da comunicação nas vendas. Por outro lado, não há uma definição concreta do volume do orçamento o que dificulta o planeamento futuro da comunicação. 2. Percentagem sobre as vendas
Concepção – o método da percentagem sobre as vendas consiste na fixação de uma percentagem sobre as vendas previsíveis para o exercício seguinte.
Vantagens – é um método de fácil aplicação, de explicação e justificação simples; os custos de comunicação variam conforme a situação (melhor ou pior da empresa) da empresa o que provoca uma certa estabilidade; exprime claramente a taxa de esforço comunicacional e situa o investimento em comunicação relativamente a outras rubricas de custos; é um método flexível, que pode ser aperfeiçoado, e adapta-se