Ortodontia
Como vimos no decorrer da disciplina, o biofilme é um fator primordial para a instalação da doença periodontal, porém não é o único. A doença periodontal é multifatorial.
Na cavidade bucal, existem cerca de 750 espécies de microorganismos diferentes, segundo Kazor, sendo que somente uma parte destes será considerada como periodontopatogênicos.
O efeito do fumo: * Causa deficiência na adesão leucocitária e de fagocitose. * Diminui os níveis dos neutrófilos e de suas atividades na cavidade bucal, * Altera os níveis de interleucinas no fluido gengival (essas, quando ativadas liberam osteoclastos, que devido a desorganização causada pela doença, irão degradar osso.) * Diminui a resistência dos linfócitos e agentes oxidantes * Mantem baixo os níveis de IgG e IgG2 no plasma. * Há uma diminuição no fluido gengival.
O tabaco é um fator de risco para a doença periodontal. A exposição diária à nicotina pode levar uma diminuição do fluxo sanguíneo gengival e um aumento na perda óssea, onde essas associações parecem ser dose-dependente;
A nicotina promove a liberação de catecolaminas, essas catecolaminas sistêmicas são adrenalinas e noradrenalinas, vão ser responsáveis pela vasoconstricção local.
Além disso, a nicotina diminui a síntese de oxido nítrico, reduzindo o relaxamento do endotélio arterial, dessa forma diminui a luz do vaso.
Dentre os componentes do cigarro, nós encontraremos então,
Alcatrão: ele quem vai dar a coloração escura (cor preta ) ao filtro do cigarro, tem um forte poder de manchar os dentes, mancha também a pele dos dedos, o que podemos facilmente perceber em um fumante, muitas vezes o mesmo apresentará manchas escurecidas nas mãos.
Aspecto clínico de um não fumante.
Coloração normal da gengiva, rosa pálido, língua em coloração normal.. etc
Aspecto clínico de um fumante:
Apresentará com facilidade língua pilosa.
Terá seus níveis de sondagem aumentados e também um