Falhas e desdobramentos geológicos
As paisagens de nosso planeta possuem características peculiares porque resultam da dinâmica existente entre os elementos pertencentes às diferentes esferas terrestres.
C O N T E Ú D O
Veremos adiante a descrição das Placas e Desdobramentos geológicos fatores que provocam o deslizamento, fissuras e falhas na crosta terrestre dando origem a vales e depressões em nosso planeta.
FALHAS
Falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical e horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas. Na execução do fenômeno, formam rupturas ou fendas nas extensões das rochas. Com isso, acontece o deslizamento entre as rochas. Tais movimentos são responsáveis pelo surgimento de escarpas e vales. As falhas podem surgir também em locais onde acontecem encontros de placas litosféricas.
A zona de ruptura tem uma superfície geralmente bem definida, denominada "plano de falha" e sua formação é acompanhada de um deslizamento de rochas tangencial a este plano.
Os elementos de uma falha são:
* Plano da falha: Plano ou superfície ao largo da qual se distribuem os blocos que se separam na falha. Com frequência, o plano de falha apresenta estrias, que originam-se pelo atrito dos dois blocos.
* Lábio levantado: Também chamado Bloco Superior, é o bloco que localiza-se acima do plano de falha. * Lábio fendido: Também chamado Bloco Inferior, é o bloco que localiza-se abaixo do plano de falha.
As seguintes características permitem descrever as falhas:
* Direção: Ângulo que forma uma linha horizontal contida no plano de falha com a extremidade norte-sul.
* Encosta: Ângulo que forma o plano de falha com a horizontal.
* Salto de falha: Distância entre um ponto dado de um dos blocos (por exemplo, uma das superfícies de um extrato) e o correspondente ao outro, tomada ao largo do plano de falha.