orthoptrera
407 palavras
2 páginas
Curso: agronomiaDocente:
Encontros Universitários- Relatório
Quantificação de Orthoptera habitante na fauna Edáfica em quatro áreas
Fortaleza- CE
Novembro de 2014
Quantificação de Orthoptera habitante na fauna Edáfica em quatro áreas na fazenda experimental Vale do Curu CCA/UFC em quatro períodos
Introdução Os insetos constituem-se no grupo de animais mais diversificados ocupando ambientes com condições extremas. A ordem Orthoptera, na sua maioria, são constituídas por espécies fitógafas e algumas constituem-se importantes em importantes pragas agrícolas.
Objetivo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de quantificar exemplares de Orthoptera capturados em armadilha “pitfall” em solos de quatro tipos de vegetação: Caatinga nativa, coqueiro, goiabeira e mangueira em quatro períodos: Chuvoso/seco, chuvoso, seco/chuvoso e seco.
Materiais e métodos Foram selecionadas quatro áreas na Fazenda Experimental Vale do Curu (UFC) em Pentecostes, Ceará. Uma de caatinga nativa sem qualquer tipo de manejo (Testemunha), uma em um pomar de mangueiras, outra em um pomar de goiabeiras e outra em um pomar de coqueiros onde foram instaladas armadilhas de interceptação e queda (“pit fall traps”). Em cada uma das áreas foi delimitado cerca de 1500 m2 onde instalaram-se as armadilhas dispostas cerca de 10 metros entre si. As armadilhas foram instaladas e após uma semana insetos capturados foram coletados e acondicionados em garrafas plásticas identificadas para serem triados e contados utilizando um microscópio no laboratório de Acarologia e Entomologia. A instalação das armadilhas e retirada do material ocorreu em cada período avaliado.
Resultados
Na caatinga nativa foram quantificados, no período, chuvoso/seco, 4 exemplares, no período, seco/chuvoso, 10 exemplares, e no período chuvoso 20 exemplares. No coqueiro, foram quantificados, no período, chuvoso/seco, 28 exemplares, no período seco, 5 exemplares, no período seco/chuvoso, 29 exemplares, no