origem e evolução da Língua Portuguesa
Feijó
2011
a origem e evolução da língua portuguesa
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Letras Vernáculas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação a Distância; Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I; Língua Portuguesa: Conceitos Gerais; Teoria da Literatura; Língua Latina; Métodos e Tecnicas de Pesquisa .
Prof: Anan Maria de Souza Vale Teixeira; Ana Paula Silveira; Celso Pagnan; Eleiane Provate; Juliana Fogaça Sanches Simm; Rosimari Calzavara
Feijó
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONCLUSÃO 07
REFERENCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
A língua latina surgiu por volta do século Vlll a.C na cidade de Roma. O processo de ampliação territorial romano e o contato com diversos povos contribuíram para que o latim se expandisse e se tornasse a língua oficial do Império Romano. O latim por estar presente no cotidiano da época e também ser usado por comerciantes, soldados, e artesãos, a variante do latim se tornou muito popular, originando-se desta língua tão falada nas ruas, o Português.
Portanto o Português desenvolveu-se na parte Ocidental da Península Ibérica do latim falado pelos soldados romanos. Essa língua diferenciou-se das línguas românticas após a queda do império romano. O seu uso em documentos escritos teve inicio séculos mais tarde quando havia se tornado uma língua com uma literatura rica.
A evolução das línguas nos induz a tirar conclusões dos significados de termos que não conhecemos. E sempre bom ressaltar que o latim não é uma língua morta, pois nos dias de hoje, o latim é visto como uma língua extinta no nosso País, mas ainda existem expressões muito citadas por juízes, médicos, advogados, o que nos mostra que ele continua presente.
2.