A História Da Língua Portuguesa é A História Da Evolução Da Língua Portuguesa Desde A Sua Origem No Noroeste Da Península Ibérica Até Ao Presente
Tema: Origem e Evolução da Língua Portuguesa
Docente: Luís Paulo
Escola Secundária Lourenço do Rosário
Quelimane, 01 de Setembro de 2015
Índice
1. Introdução 3
2. Origem e evolução da Língua Portuguesa 4
3. O português no Mundo 6
4. Fase do português moderno 7
5. Distribuição geográfica 7
6. A criação da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) 8
7. Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) 9
8. Dialetos da lingua portugusas 10
9. Ortografia 11
10. Reformas ortográficas 13
10.1 Variedades ortográficas 13
11. Conclusão 15
12. Bibliografia 16
1. Introdução
Neste trabalho envolvido falar-se-á da origem e evolução da Língua Portuguesa, um pouco da história desta língua, partindo das raízes latinas na Europa até ao português moderno.
Falar-se-á também dos países que acolhem o português como língua oficial, sobretudo dos países africanos (PALOP), a sua distribuição geográfica e as reformas que esta teve com o andar do tempo em alguns países.
Apresentar-se-á a situação actual do português nos diversos países e regiões do mundo onde ele é falado, como ele está evoluíndo e o quão está sendo pronunciado cada vez mais pelo mundo inteiro.
2. Origem e evolução da Língua Portuguesa
O português teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos. Tem um substracto céltico-lusitano, resultante da língua nativa dos povos ibéricos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios). Surgiu no noroeste da península Ibérica e desenvolveu-se na sua faixa ocidental, incluindo parte da antiga Lusitânia e da Bética romana. O romance galaico-português nasce do latim falado, trazido pelos soldados romanos, colónos e magistrados. O contacto com o latim vulgar fez com que, após um período de bilinguismo, as línguas locais desaparecessem,