Linguagem Verbal
Introdução
O presente trabalho tem como titulo Subsídios Históricos da Gênese e Formação do Português; nele, serão abordados temas como A Linguagem Verbal e Origem da Língua Portuguesa. Como subsidio, a história da língua portuguesa é a história de sua evolução, desde a sua origem no noroeste da península ibérica até ao presente, como língua oficial falada em Portugal e em vários países de expressão portuguesa. Em todos os aspectos - fonética, morfologia, léxico e sintaxe - o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no século III a.C., com influências menores de outros idiomas.
O trabalho tem como principal objetivo nos dar a conhecer a historia e os factos que marcaram a evolução da língua portuguesa ate aos nossos dias.
1. A Linguagem Verbal
A linguagem é uma das características maiores do homem. Desde a pré-história, a necessidade de comunicação se fazia presente. Antes da língua oral, o homem desenvolveu outras linguagens como gestos, sinais e símbolos pictóricos, amuletos, tudo isto profundamente relacionado com o mítico (deus).
Essa necessidade de se comunicar encontra fundamento na própria essência humana, já que se nota a propensão à partilha e à organização social.
Acredita-se que as primeiras articulações de sons produzidos pelo nosso aparelho fonador com significados distintos para cada ruído, convencionados em código, foram celebradas na Língua Indo-europeia, numa região incerta da Europa oriental, a 3000 a.C. A partir de então, o Indo-europeu foi levado a diversas regiões, desde o Oriente Próximo até a Grã-Bretanha. Justamente pela grande propagação dessa língua em territórios tão distantes, O Indo-europeu evolui na forma de diversas novas línguas, como o grego, o eslavo e o itálico.
a) Do Indo-Europeu, passando pelo itálico, até o latim.
O latim é uma terceira expressão, definida por fatores locais (cultura,