microeconomia
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2° PERÍODO
MICROECONOMIA
EDUARDO SILVA DE BRITO CÓDIGO: 0137B205
SISTEMA MISTO
Segundo o livro Princípios de Economia conceitua sistema de economia mista como sendo uma parte dos meios de produção pertencentes ao estado (firmas públicas e a outra parte pertence ao setor privado (firmas particulares).
Daí pode-se entender que esse tio de sistema é uma mistura tanto do socialismo através da economia planificada centralmente, ou seja, o estado tem a propriedade dos meios de produção e do capitalismo através da economia de mercado na qual a propriedade dos meios de produção pertence ao setor privado.
De certa maneira nesse tipo de economia especifica o estado possuem vários poderes até mais do que o setor público em relação aos meios de produção e economia.
No sistema de economia mista são existentes algumas características bem interessante relacionado ao estado. “Em um sistema de economia mista, em que existe propriedade privada dos meios de produção, o Estado não pode determinar ao empresário o que produzir”. (PASSOS; NOGAMI, 2005, p.67).
Segundo Passos e Nogami (2005) o estado indiretamente ou diretamente pode dizer o que pode e o que não pode ser produzindo.
Outra característica peculiar deste sistema é a questão como produzir na qual se ver neste sistema no setor público a questão é resolvida para se atender e satisfazer a necessidade da população. Logo no setor privado visa-se o lucro levando em conta o mercado.
Por último segundo passo e nogami (2005, p.67) “Nos sistema de economia mista a questão distributiva é resolvida, em geral, pelo sistema de preços.”
E porventura percebe-se nesta característica que o estado oferece assistência a algumas áreas importante na vida população como estudos, assistência, ou seja, serviços para que os possuidores de baixo poder aquisitivo possam ter suas