A origem ea Evolução da Língua Portuguesa
Aula 01/20 22/04/2014
A origem e a evolução da língua portuguesa
A riqueza do idioma português tem uma faceta ligada à questão espacial muito além de Portugal e Brasil, com grandes peculiaridades e reflexos no cenário global nos últimos 500 anos.
Por exemplo, quem já viu ou ouviu anunciadas em português, as doces palavras “Pastéis de Belém”, sabem do que eu estou falando. Situações como essa, fazem com que compreendamos o que Fernando Pessoa realmente quis dizer quando escreveu “Minha pátria é a língua portuguesa”. Esta identidade cultural entre os falantes de língua portuguesa recebe o nome de Lusofonia. Porém antes de falarmos sobre a lusofonia em si, é interessante explicarmos primeiro como o português atingiu e fixou-se em tais lugares do mundo.
A expansão do idioma português deu-se pela fase de regionalização do espaço mundial denominado Grandes Navegações. A busca pelos caminhos marítimos para as Índias, capaz de encontrar fontes para suprir o mercado.
Aqui nos ateremos à questão cultural do idioma.
O português é a língua oficial em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de territórios autônomos, como é o caso de Macau, na China, e regiões as quaistiveram grandes influencia portuguesa, como Zanzibar e Tanzânia, na África; Malaca na Malásia e a chamada Índia Portuguesa formada por Goa, Damão, Ilha de Angedriva, Simbor, Gogolá, Diu, Dadrá e Nagar-Aveli, na Ásia.
Obviamente, com essa dispersão do idioma português pelo mundo, o contato com culturas diferentes e, por conseguinte de, outras formas de expressão, houve um processo de crioulização do idioma, ou seja, o favorecimento para surgir idiomas derivados da base lexical portuguesa. As “línguas de contato” ou “pidgin” em alguns casos surgem de intersecção linguística. No caso da língua portuguesa, ocorreu em maior grau na África e