Origem Dos Guindastes
Como Tudo Começou
Não se sabe ao certo a origem dos guindastes, mas acredita-se que já na época da construção das pirâmides do Egito aproximadamente a 4500 anos atrás, a sistemática de elevação de blocos de pedras por meio de sistema de polias(Roda presa a um eixo, e cuja circunferência, cavada ou não de um canal, recebe uma correia da qual uma das extremidades é aplicada à força e a outra à resistência-carga a ser elevada).
Grécia e Roma Antiga
A introdução do guincho e da talha na Grécia logo conduziu a uma substituição de rampas de acesso como o principal meio de movimento vertical de cargas, embora as circunstâncias exatas da mudança da rampa para a tecnologia do uso de guindastes permanecem obscuras, tem-se argumentado que as condições sociais e políticas da Grécia foram mais adequadas para o emprego de equipes pequenas de profissionais da construção civil do que das grandes massas de trabalhadores não qualificados, tornando o guindaste mais preferível à polis grega do que a rampa, que era mais trabalhoso.
A primeira evidência inequívoca literária para a existência do sistema de polias aparece em Problemas Mecânicos, atribuída a Aristóteles (384-322 A.C), mas talvez elaborado em uma data um pouco mais tarde.
O apogeu dos guindastes ocorreu durante o Império Romano, quando a atividade de construção civil disparou, gerando edifícios de enormes dimensões. Os romanos adotaram os guindastes gregos e o desenvolveram ainda mais. Estamos relativamente bem informados sobre suas técnicas de levantamento, graças aos engenheiros Vitrúvio e Heron de Alexandria. Há também dois guindastes em auto relevos de guindastes romanos detalhados na lápide Haterii do final do primeiro século D.C.
Foram desenvolvidos na Roma antiga o mais simples dos guindastes que se compunham apenas de uma única estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior. Em seu topo, prendia-se a roldana por onde corria a