Origem do voleibol
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Primeiros anos do esporte
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete . A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
Sistema tático
Os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe, para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe contrária, são chamados de tática. No voleibol, de acordo com o estudo tático, os jogadores são divididos em cortadores e levantadores.
Sistema tático básico 3x3: Um sistema tático básico do voleibol é o sistema 3x3, em que os cortadores e os levantadores dispõem-se intercaladamente na quadra.
Sistema 4x2
No sistema 4x2, são utilizados 2 levantadores e 4 cortadores. Neste sistema, no início do set, o melhor cortador da equipe fica na posição 4 e o melhor levantador fica na posição 6. O melhor cortador fica na posição 1, o terceiro na posição 5 e o 6 quarto na posição 2. Isto contribui para que haja um equilíbrio de forças na equipe. Sempre teremos um bom cortador na rede, além de possíveis variações se necessário, tais como:
• Infiltrações da defesa para o ataque de um dos defensores;
• Levantamento feito por um dos cortadores da rede;
• Variação na posição dos atacantes para melhor aproveitamento da jogada.
Sistema 5x1 e 6x0
No sistema 5x1, há cinco