O Voleibol
Indice
Introdução
A origem do Voleibol
Regras do Voleibol (2x2)
Objectivo do jogo
Dimensão do campo
Fundamentos técnicos
Fundamentos tácticos
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O voleibol, não sendo o “desporto rei”, tem grande visibilidade e já grandes adeptos em todo o mundo. É considerado um desporto jovem, moderno, limpo e atractivo. Existem campeonatos em recinto próprio e existe o voleibol de praia que entusiasma muitas pessoas, mesmo aquelas que não estão tão dentro das regras. É também um desporto muito apreciado pelos alunos e por isso ensinado e praticado nas escolas.
Com este trabalho pretendo dar a conhecer a origem deste desporto, e algumas noções de como é jogado.
A origem do Voleibol
William G. Morgan: o criador do voleibol
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de Fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
O objectivo de Morgan ao inventar o voleibol e as suas regras, foi a criação de um desporto que não tivesse contato físico entre os jogadores.
A ideia era oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um desporto em que houvesse o mínimo de lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas.
Nos primeiros anos, usava-se a câmara da bola de básquete e a rede era a mesma que se usava nas partidas de ténis. Nesta fase, o desporto era conhecido por Mintonette.
Com o passar do tempo, arranjou-se uma bola e rede específicas. O desporto foi ganhando o nome popular de voleibol até se tornar oficial.
O voleibol em Portugal
Foram as tropas norte americanas que estiveram nos Açores durante a 1ª Guerra Mundial, que trouxeram o voleibol para o nosso país.
A divulgação do voleibol foi feita pelo engenheiro António Cavaco natural de São Miguel. O primeiro livro de regras e a Associação de Voleibol de Lisboa foram criados pela Associação Cristã da