Origem do Turismo Rural
Nascido na Europa, o Turismo Rural quanto a um segmento organizado chegou ao Brasil em 1986, na região de Lages, Santa Catarina. Hoje, a visitação aos espaços rurais é uma das atividades que mais crescem no mundo e é um dos pricipais focos de turismo no estado catarinense com uma grande concentração no oeste.
2.1 História do turismo rural
Desde a antiguidade, estamos habituados a dividir o mundo em espaços rurais e espaços urbanos. Mais que isso: estamos acostumados a interpretar o mundo de acordo com as características de cada um desses mundos. Nesse sentido, a história das viagens confunde-se com a própria história da humanidade, e os deslocamentos entre espaços rurais e urbanos representam a essência da própria dinâmica civilizatória.
De acordo com especialistas, os primeiros registros desse tipo de viagem datam de aproximadamente cinco séculos a.C., quando os famosos guerreiros espartanos viajavam até o interior da Península do Peloponeso para descansar e recuperar suas energias, hospedando-se em pacatas comunidades rurais.
Já no século IX, outros indícios dessa atividade surgem na Galícia, na ocasião das primeiras peregrinações pelos Caminhos de Santiago de Compostela, quando os donos das propriedades rurais ao longo do percurso começaram a oferecer pouso e alimentação aos fiéis.
É a partir dos anos 1950 que o Turismo Rural passa a ser reconhecido como uma atividade estratégica para o desenvolvimento regional em muitos lugares da Europa, tais como França, Espanha, Portugal e Itália, países com uma enorme população nessas áreas, pórem que vinha diminuindo com os processos de industrialização, que causavam uma grande movimentação de camponeses para os centros urbanos, causando abandono das áreas rurais.
Assim, as novas funções de uma ruralidade disposta a satisfazer recentes demandas sociais, não só no consumo direto, mais também na qualidade ambiental, paisagística e cultural, propiciou o relançamento de uma oferta que