Origem do Sistema Capitalismo e o Trabalho no Mundo atual
A origem do sistema capitalista na passagem da Idade Media para a Idade Moderna. Surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais. Nessa época a economia estava em pleno desenvolvimento, onde o sistema capitalista visa: Lucro acumulo de riqueza, controle de produção e expansão dos negócios. Nessa época e a mão de obra começou a ser remunerada com um salário. Nesse período também houve o renascimento do chamando capitalismo mercantil e das grandes navegações. A Europa passou por uma mudança significativa a Revolução Industrial, Iniciada na Inglaterra e foi nesse período que o sistema capitalista solidifica suas raízes na Europa. Nessa época a Industrialização foi modifica onde o sistema de produção colocou as maquinas para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. Nesse período a Europa começou a incluir a Ásia e África dentro do sistema num contexto conhecido como neocolonialismo.
Problemas enfrentados pelos trabalhadores neste período:
-Desemprego
-Baixos salários
-Péssimas condições de trabalho
-Acidentes nas máquinas
O trabalho no mundo atual pós-industrial teve sua relativa importância frente ao avanço tecnológico.
02- Que Padrão de vida a concentração urbana nos centros industriais mais desenvolvidos da época (Na Inglaterra, sobretudo) Oferecia aos Trabalhadores?
Nessa época os trabalhadores esperava-se que a industrialização diminuísse os custos de produção e o esforço humano melhorasse as condições de vida. Contudo, as cidades ofereciam condições deploráveis aos seus habitantes, transformando-se em locais propícios à difusão de doenças. As fábricas exploravam os trabalhadores, numa tentativa obsessiva de produzir a maior quantidade de produtos possível ao menor preço, recorrendo à mão de obra mais barata: mulheres e crianças. Estes seres, tentando equilibrar o orçamento familiar,