Capitalismo
ORIGENS DO CAPITALISMO:
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Podemos identificar nessa Burguesia, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
CONCEITO:
O Capitalismo portanto, pode e é definido como um sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, que tem em vista o lucro, do qual os trabalhadores não participam; estes recebem um salário em troca de sua força de trabalho.
(Consulta: Larousse Cultural. Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Universo. São Paulo.1992)
AS FASES DO CAPITALISMO:
1ª FASE DO CAPITALISMO OU CAPITALISMO COMERCIAL
Período que se estendeu do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, que ao buscar novos mercados consumidores e novas rotas marítimas, faz com que surjam novas atividades, propiciando maior espaço para a realização de feiras e a comercialização de produtos. O ambiente de contato com diferentes povos, propiciado pelas Cruzadas, abriu caminho para maior circulação de pessoas. Assim, nas regiões de comércio, onde se realizavam feiras, entre um feudo e outro, passaram a existir as vilas ou burgos, cujos moradores ficaram conhecidos pelo nome de burgueses. Os comerciantes e a nobreza estavam à procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo