Origem desafio glaucon
O primeiro livro da Républica é como um "proémio" onde são apresentados os interloucutores de socrates e entre estes começam as primeiras discussões com o intuito de definir justiça. Socrates refuta todas as definições de justiça apresentadas pelos seus itnerloucutores.
Após isto trasiamiaco (um sofista e interloucutor) questiona socrates e diz-lhe que ainda não tinha conseguido definir justiça pois apenas tinha estado a dizer o que a justiça não era. Apos uma longa discussão trasimiaco acaba por afirmar uma vida injusta é melhor que uma vida justa ("jamais a injustiça será mais vantajosa do que a justiça (...)” (Cf. 354a).
No segundo livro, Glaucon outro interloucutor de socrates, apesar de não concordar com a ideia de Trasimiaco apresenta fortes argumentos que defendem a posição do sofista e desafia socrates a responder-lhes. Socrates acaba por responder aos argumentos de glaucon e leva a sua avante.
Hoje em dia sabemos que os argumentos de socrates não foram os mais plausiveis, assim sendo, um dos mais dificeis trabalhos da ética é responder ao desafio de