origem de cocal
A denominação de Cocal deve-se a duas palmeiras de coco babaçu, plantadas em frente à choupana de Dona Camila Silva, hoje localizada no centro da zona urbana da cidade, onde hoje se situa a rua Cel. João Marques. Os primeiros habitantes foram Domingos Rufo, Virgilio Rufo e os irmãos Antonio José e Cláudio José da Silva, que chegando àquela localidade, fixaram residência. Com a participação de outras pessoas, passaram a explorar a terra, principalmente, em atividades agrícolas.
A vila e o município de Cocal foram criados em 1937 pela Lei nº 160 de 28 de julho. Somente muito tempo depois em 1947, por iniciativa de Antônio de Carvalho Vaz, João Justino de Brito e outros foram proposta a inclusão na Constituição do Estado de um dispositivo elevando o Povoado à categoria de Cidade; objetivo concretizado com a criação do município de Cocal, com área desmembrada do município de Parnaíba, ao qual pertencia desde sua fundação. Além disso, ocorreu um fato decisivo para seu progresso, que foi a construção de uma estação das estradas de ferro “Central do Piauí” naquela localidade. Hoje esta estação encontra-se a sede da Guarda Municipal e dos Agentes de transito.
Em toda sua trajetória política, Cocal teve em sua administração pelo menos 18 prefeitos.
Gentílico: cocalense
Bandeira de Cocal
HISTÓRICO DO PRIMEIRO PREFEITO DE COCAL
João Justino de Brito
João Justino de Brito nasceu no dia 22 de maio de 1902, em Oiticica - CE. Filho de Justino Pereira de Brito Filho e D. Maria Cândida Pereira de Brito. Cursou apenas o primário em sua terra natal, e logo instalou o seu negocio na pequena vila de Cocal. Casou-se com Filomena Machado de Brito, dando inicio a uma grande família de 14 filhos. Assumiu o cargo interino de delegado do município. A 1º de janeiro de 1949,