DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE LANÇAMENTO BALÍSTICO A PARTIR DO ALCANCE
Relatório de Experimento apresentado pelos alunos: Carlos Dunhan; Ceilson Lima Vasconcelos; Deize Santos do Nascimento; Felipe de Jesus Sales; Flávio de Jesus dos Santos; Heider Dorea; Jairo Andrade; Robervaldo Aragão; Robson da Luz Silva; Tiago Vasconcelos; e Ueslei Araújo dos Santos. Para avaliação da Disciplina Física Geral e Experimental I, Turma: Engenharia Elétrica – 608 – B - 2° semestre. Sob orientação da Professora: Kelly Abreu Silva.
Setembro - 2014 Salvador/ BA
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE LANÇAMENTO BALÍSTICO A PARTIR DO ALCANCE
Setembro - 2014 Salvador/ BA
1- Introdução
O trabalho tem por objetivo mostrar o resultado do experimento em Física, reconhecendo no movimento balístico a combinação de dois movimentos retilíneos, utilizando para isso as equações do movimento de queda. Sendo possível, através dos valores obtidos nestas equações, medir o alcance médio de acordo com o intervalo de tempo gasto durante o percurso e determinar a velocidade de lançamento e a velocidade total, tanto no ponto de lançamento quanto no ponto de impacto.
A prática desta disciplina aborda atividades relacionadas à Física Geral e Experimental 1, do Curso de Engenharia. Tal atividade se fundamenta em um experimento com uma rampa de lançamento à certa altura e localizada a uma superfície plana. Vários lançamentos foram realizados e posteriormente, com dados obtidos, pode-se então realizar cálculos e verificar medidas precisas.
2 - DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O lançamento oblíquo também pode ser analisado como dois movimentos independentes. O estudo deste tipo de movimento é de fundamental importância para o estudo da balística, uma vez que o alcance define o acerto ou o erro de um alvo. Trata-se de um movimento bidimensional, onde uma partícula que se