Engenharia
Curso: Engenharia BásicaTurno: Noturno
Relatório do Laboratório de Física
Nome: Lucas da Silva Santos RA: B52995-4 Turma: EB1S30
Nome: Anderson Soares Miranda RA: B332AB-9 Turma: EB 30Nome: Gleiber Hércules de S. Mesquita RA: B300BI-4 Turma: EB2R30Nome: Kleverson RA: Turma:
Introdução
Introduzimos caso especial de movimento bidimensional: Uma partícula que se move em um plano vertical com velocidade inicial (V°) e com uma aceleração constante, igual à aceleração de queda livre g, dirigida para baixo. Uma partícula que se move dessa forma é chamada de projétil (o que significa que é projetada ou lançada), e seu movimento é chamado de movimento balístico. Neste experimento, trata-se de uma análise do movimento de duas esferas metálica que foi utilizado. O efeito do ar foi ignorado. No lançamento do projéteis,os movimentos horizontal (eixo x) e vertical (eixo y) são independentes, o que facilita os cálculos.
No lançamento, com duas esferas metálicas foi utilizado pra calcular o tempo lançado ao solo e a distancia do promo ao lançamento das esferas,. Utilizar a média total, foi o valor pra ser calculado tanto na velocidade e no alcance para funçaõ de X e Y.
Desenvolvimento
1. Objetivos: Determinar o alcance de um lançamento horizontal; Determinar a velocidade de lançamento através do alcance; Montar as equações do movimento; Verificar se a massa do projétil interfere no lançamento; Montar os gráficos de x e y em função do tempo e de y em funçaõ de x;
2. Desenvolvimento Teórico Existem três tipos de lançamentos: o vertical, o horizontal e o oblíquo. No primeiro, o corpo tem movimento apenas na direção vertical; no segundo, o movimento ocorre na horizontal e na vertical, mas a velocidade inicial tem apenas componente horizontal. Já no terceiro, tanto o movimento quanto a velocidade inicial têm componentes horizontal e vertical. Será estudao aqui o lançamento