medados cocais
1587 palavras
7 páginas
UNINOVE – UNIVERSIDADE NOVE DE JULHODiretoria de Comunicação e Turismo
CURSO DE TURISMO
Mata dos Cocais
Estado do Maranhão
Turma: 1 A
Seq.
Nome COMPLETO do aluno
RA
1
Fabio Augusto Cicconi
913110815
2
Michelle Araujo de Brito
913120859
3
Octavio do Nascimento Silva
913114778
4
Thyago Feliciano
913107223
5
Vanessa Oliveira de Jesus
913114280
São Paulo
2013
UNINOVE – UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Diretoria de Comunicação e Turismo
CURSO DE TURISMO
Mata dos Cocais
Estado do Maranhão
Turma: 1 A
Este TRABALHO foi desenvolvido pelos alunos do 2º semestre do Curso de Turismo Noturno da Universidade Nove de Julho – Diretoria de Comunicação e Turismo. Para compor a nota da Disciplina Geografia.
Profª Luana Casella
São Paulo
2013
Importância
A Mata dos Cocais tem grande importância econômica, principalmente nas atividades extrativistas. A semente do coco do babaçu é utilizada pelas indústrias alimentícia, de medicamentos e de cosméticos. A Carnaúba, encontrada em abundância no bioma, tem a folha como matéria-prima de indústrias eletrônicas, na fabricação de plástico e adesivo, além de perfumarias. A oiticica é empregada na fabricação de bicombustíveis, produtos de beleza e higiene. Outra atividade de fundamental importância é o artesanato, com destaque para a utilização do buriti.
Localização
Mata dos cocais corresponde a uma formação vegetal que se encontra entre a floresta Amazônica, a caatinga e o cerrado, é considerada uma área de transição dos domínios citados. A mata dos cocais abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e setentrional do Tocantins, área conhecida como meio-norte. Onde ocorre a mata dos cocais o clima varia desde o equatorial úmido até o semi-árido.
Cultura
A riqueza do acervo arquitetônico, as belezas naturais, a variedade de pratos típicos. A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas, está presente em quase tudo aquilo que define a