ciclos biogeoquimicos
Jade Varallo Corte
Jéssica Francyne Frias
Jonas Rafael Duarte Cavalcante
Maceió, 23 de setembro de 2009
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Tecnologia
Graduação em Engenharia Ambiental
Disciplina de Ecologia
Prof. Roberto Caffaro
MATA DOS COCAIS
Maceió, 23 de setembro de 2009
Introdução
Segundo a WIKIPEDIA (2009), biomas “são as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo”. Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural. A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”. (FARIA, 2007)
Ecótono (ou ecótone) é definido, de acordo com a Resolucão CONAMA (1994), como “zona de contato ou transição entre duas formações vegetais com característica distintas”. De forma geral pode-se dizer que é a região situada na transição de dois ou mais biomas, de forma que a Mata dos Cocais é um exemplo claro de ecótono.
LIMA et al (2006) afirma que, segundo COELHO et al. (2002), “a zona dos cocais é uma formação de transição entre a floresta amazônica, mata atlântica, caatinga e cerrado”.
A região é considerada a de maior concentração de plantas oleaginosas do mundo e fonte da maior produção extrativista vegetal do país. (LIMA et al, 2006).
Mata de Cocais – Imagem disponível em http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/mata-dos-cocais/mata-dos-cocais-2.php 1. Localização De acordo com o MUNDO EDUCAÇÂO (2009), “a mata dos cocais